Disney compra a Fox e se torna o maior conglomerado de mídia do mundo. Já faz algum tempo que têm aparecido notícias nos jornais dizendo que a Disney estaria conversando com a Fox sobre uma possível aquisição da Fox pela Disney.

Agora o que era um rumor foi confirmado – a Disney realmente comprou grande parte da FOX pela bagatela de 52 bilhões de dólares e se tornou o maior conglomerado de mídia do mundo.

Só pra recapitular a história rapidamente: a FOX é uma empresa familiar, controlada por Ruppert Murdoch, que é o CEO da empresa. Murdoch, que já está com 86 anos, pretende se aposentar e quer passar o controle da empresa para seus filhos.

Porém, seus filhos Lachlam Murdoch, co-presidente, e James Murdoch, diretor-executivo da FOX, não estão interessados em administrar um negócio tão grande – eles querem ficar apenas com os conteúdos de notícias e esportes (Fox Sports, Fox News, The Wall Street Journal, entre outros) e vender todo o resto.

Esse “resto” inclui 73% da National Geografic, 30% do HULU (principal concorrente do Netflix nos EUA), X-Men, Quarteto Fantástico, Simpsons, Avatar, Rio, A Era do Gelo, How I Met Your Mother, entre outros.

Disney compra a Fox

Como parte do acordo, Bob Iger, que é o presidente e diretor executivo da The Walt Disney Company, ficará na empresa até 2021. Ele tinha anunciado há alguns meses que pretendia sair da empresa, mas tanto a FOX quanto o conselho de administrativo da Disney pediram que ele continuasse como CEO.

Bob Iger, disse que “a aquisição desta coleção estelar de negócios da 21st Century Fox reflete a crescente demanda dos consumidores por uma rica diversidade de experiências de entretenimento que são mais atraentes, acessíveis e convenientes do que nunca. Estamos honrados e gratos de que Rupert Murdoch nos confiou o futuro das empresas que ele passou a vida toda construindo, e estamos entusiasmados com essa extraordinária oportunidade de aumentar significativamente o nosso portfólio de franquias amadas pelo público e conteúdo de marca para aprimorar ainda mais as nossas crescentes ofertas diretas ao consumidor. O acordo também ampliará substancialmente o nosso alcance internacional, o que nos permitirá oferecer conteúdos de classe mundial e plataformas de distribuição inovadoras para mais consumidores em mercados-chave em todo o mundo.”

Esse acordo faz com que a Disney possa reunir os X-Men, o Quarteto Fantástico e Deadpool ao resto da família da Marvel, que já é da Disney, podendo assim criar histórias mais completas, com mais interação entre os personagens.

A Disney já tinha anunciado que pretende lançar um serviço de Streaming próprio em 2019, pra concorrer com o Netflix. Agora com a aquisição do enorme catálogo de filmes e séries que a FOX tem, a briga vai ser boa. Confesso que estou ansiosa pra ver isso (apesar de ser chato termos que pagar 2 serviços de streaming).

Fonte: Disneyguia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 4 =