Utilidors Magic Kingdom

Muita gente já ouviu falar na lenda de que existe uma cidade subterrânea embaixo do Magic Kingdom, onde tudo acontece. Outros falam sobre túneis subterrâneos… Será verdade mesmo?

Bom, uma cidade embaixo do Magic Kingdom chega a ser um pouco de exagero, mas os túneis existem sim, é verdade. Apesar de parecerem subterrâneos, esses túneis foram construídos no nível normal da cidade, o Magic Kingdom é que foi construído em cima dos túneis, como se fosse o “segundo andar”.

O que são exatamente esses túneis?

Os Utilidors, nome dado aos túneis, têm várias finalidades para garantir que a magia aconteça a todo momento no Magic Kingdom para seus visitantes – sem que estes percebam os detalhes operacionais. Por acaso você já viu algum caminhão fazendo entregas nas lojas e restaurantes? Não, e nunca vai ver, pois tudo isso é feito no túnel.

A idéia dos Utilidors veio do próprio Walt Disney. Um dia, andando na Disneyland, na Califórinia, Walt viu um funcionário com a roupa da Frontierland (Velho-oeste) caminhando pela Tomorrowland – ele estava chegando para trabalhar e tinha que atravessar a Tomorrowlando para chegar a seu posto de trabalho.

walt disney andando na disneyland

Walt percebeu que isso não fazia o menor sentido e atrapalhava a experiência do visitante. Uma pessoa vestida com roupas típicas do velho-oeste americano não podia ser vista na área futurística do parque. Então, nos planos para a Disney World, foi decidido que os túneis seriam construídos, para que tudo que pudesse “quebrar a magia” passasse por lá.

A entrada do túnel não é na mesma entrada dos visitantes. Enquanto os visitantes entram no parque pela Main Street, o começo do túnel é na Fantasyland, mais precisamente embaixo do restaurante Pinnochio´s Village Haus.

O estacionamento dos Cast Members (nome dado aos funcionários da Disney) é bem longe do estacionamento dos visitantes e fica em frente à Disney University. Após estacionarem, os Cast Members precisam pegar um ônibus para chegar até o túnel.

O que acontece nesses túneis?

Muita coisa. É lá que ficam vários escritórios de gerentes e outros funcionários administrativos. É lá também que ficam as cafeterias e salas de descanso onde os funcionários do parque podem ficar em seus intervalos.

A principal cafeteria fica bem na entrada do túnel, na Fantasyland e tem várias opções de alimentação para os Cast Members que quiserem comprar algo lá – desde opções mais saudáveis, hamburguers e até um Subway! Também tem micro-ondas para quem prefere levar sua própria refeição, mesas, máquinas de refrigerante, televisão, etc.

Todo o lixo do parque é transportado pelo túnel. O Magic Kingdom usa um sistema de coleta chamado AVAC. Os Custodials, ou funcionários responsáveis pela limpeza, recolhem o lixo das lixeiras do parque e despejam em processadores localizados nos Backstages (áreas escondidas dos visitantes) e de lá o lixo é transportado através de tubos pelo túnel, até um local central onde é processado e comprimido.

t

É lá também que ficam os armários dos funcionários, vestiários para a troca de roupas, um “Learning Center” – uma sala com computadores, livros e filmes da Disney à disposição dos Cast Members e um cabelereiro exclusivo para funcionários.

Todos os funcionários do Magic Kingdom são obrigados a entrar no parque pelo túnel. Em hipótese nenhuma um cast member pode estar em uma área com o uniforme de outra área. O funcionário deve andar pelo túnel até o seu local de trabalho e “aparecer” ali.

O túnel é grande, tem uma faixa principal no meio, que leva até a Main Street e outra faixa que “circula” o parque, formando mais ou menos um octógono. Tanto que tem até um mapa só do túnel. As paredes são pintadas com cores diferentes e com o nome de cada área em você está.

Eu confesso que fiquei perdida algumas vezes lá, quando tinha que ir para algum lugar que não era o meu local de trabalho (quando fazia hora extra, por exemplo).  Mas depois de algum tempo acabei me acostumando e aprendendo a andar no túnel.

É possível conhecer o túnel?

A Disney leva muito a sério a questão de “preservar a magia”, então a segurança no túnel é muito severa. Para entrar no ônibus que dá acesso ao túnel (aquele que os cast members pegam lá no estacionamento), é necessário mostrar a sua identidade da Disney – uma carteirinha com a sua foto que prova que você é funcionário.

No túnel, ou em qualquer área de backstage, um segurança pode te parar e pedir a sua Disney ID a qualquer momento. Isso acontece muito quando um cast member está andando pelo túnel sem uniforme. Por isso, era muito comum todos usarem um cordão com a Disney ID pendurado no pescoço, para não precisar ficar mostrando toda hora.

Essa placa indica que a partir desse ponto, só Cast Members são permitidos.
Essa placa indica que a partir desse ponto, só Cast Members são permitidos.

Fotos em qualquer área de backstage são proibidas, no túnel então, nem se fala. É motivo de demissão na certa.

Porém, existe uma maneira de você conhecer o túnel do Magic Kingdom: fazendo o tour Keys To The Kingdom. Esse é um tour de 5 horas pelo Magic Kingdom em que você conhece um pouco da história da Disney e do parque. No final, o grupo desce no túnel por uns 10 minutos e conhece um pedaço bem pequeno dele, embaixo da Main Street.

Esse tour não permite menores de 16 anos. Para reservar esse tour ligue para +1 (407) 939-8687 ou veja mais informações no site oficial da Disney.

Como eu disse acima, fotos são proibidas no túnel, por isso eu não tenho nenhuma pra postar aqui. Mas imagino que se você digitar “utilidors magic kingdom” no Google, alguma foto deve aparecer.

Fonte: Disneyguia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.